quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Marketing"


Hotelaria-

Marketing



O QUE É O MARKETING?

O Conceito de Marketing é bem diversificado, ele tem como base a
eterna procura de conseguir o melhor entrosamento possível entre segmentos
da demanda e a oferta. 

A demanda, para qualquer produto em particular, corresponde à
quantidade total desse produto que pode ser absorvida pelo mercado dentro
de um determinado período de tempo. A oferta se refere a colocação de
produtos no mercado. 
A demanda vem antes do que a oferta.  Dentro do mercado a procura
por demandas insatisfeitas, é o paraíso dos empreendedores. Quando esse
mercado se apresenta francamente comprador, começa a incentivar o
aparecimento dos competidores. 
Nesse processo, as empresas buscam permanentemente o melhor
ajustamento entre o produto que ela oferece e algum grupo de consumidores
no mercado. 

Para comprovar a diversificação do conceito sobre o Marketing, vamos ver o
que alguns teóricos falam sobre o assunto:
Segundo Peter Drucker, “é o processo do qual a economia é integrada à
sociedade para servir às necessidades humanas”. 
Segundo Theodore Levitt, “é o processo de atrair e manter o cliente”. 
Segundo Philip Kotler, “é uma orientação da administração que visa
proporcionar a satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor a longo
prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e às responsabilidades da
organização”. 


Estes três autores variam suas definições, começando por um processo
social, passando pela associação especifica do processo de troca, até a visão
de Marketing como um instrumento gerencial. Isto mostra que o Marketing,
como objeto de estudos, é bem novo e que seus conceitos não tem definições
claramente delimitadas, permitindo sempre novas e diferentes concepções.
 Essa diferença de definição se dá pela dinâmica de mercado. Em virtude da
acirrada concorrência, as empresas devem se ajustar a cada dia, para não
serem ameaçadas de perderem suas posições e seus clientes. A dinâmica,
ocorre principalmente pelas mudanças a que o mercado esta sujeito. Essas
mudanças são: NO AMBIENTE, NO COMPORTAMENTO DOS
CONSUMIDORES E NA AÇÃO DOS CONCORRENTES.




MARKETING  TURÍSTICO  



O turismo é o maior dos movimentos da história da humanidade e se
caracteriza por sua taxa de crescimento constante. Ele responde a uma série
de necessidades humanas: de espaço, movimento, bem-estar, expansão e
repouso, longe das tarefas impostas pelo trabalho cotidiano ou rotina. Hoje o
turismo não é privilégio de algumas classes. Trata-se de um movimento “sem
classes”, que graças à política dos “pacotes turísticos”, proporciona a
possibilidade de viajar a quase todas as pessoas dos países industrializados,
tornando-se, cada vez mais, uma reivindicação e um direito do homem
civilizado.

 O Marketing turístico é segundo Jost Krippendorf: “A adaptação sistemática
e coordenada da política das empresas de turismo, tanto privadas como do
Estado, no plano local, regional, nacional e internacional, visando à satisfação
das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo, com
isso, um lucro apropriado”.
 Jost Krippendorf é o estudioso que primeiro desenvolveu e lançou os
fundamentos do Marketing turístico, que embora acompanhem os conceitos do
Marketing tradicional (bens tangíveis), se baseou nas singularidades do
produto, que se originam na sua intangibilidade.

Ele é dividido em duas faces distintas:  o turismo emissivo e o
receptivo. A aplicação das técnicas de mercado pelas operadoras de turismo,
é conhecida como  “TURISMO EMISSIVO”, onde apoiado por dados
estatísticos a respeito de seus clientes elabora produtos compatíveis para a
venda, chamados “pacotes turísticos” com destinos a centros de ecoturismo,
cultura, estudos, negócios entre outros. A função dessas operadoras é de
planejar produtos dando aos seus clientes várias opções de destinações
turísticas, dentro de um mesmo tipo, tentando assim conseguir a atenção do
turista em potencial e por conseguinte a sua venda.

Já o “TURISMO RECEPTIVO” se refere aos locais que serão visitados
pelos turistas. A localidade que se destina ao turismo deve estar preparada
para essas visitas, mantendo o mínimo de infraestrutura. O principal agente
deste tipo de turismo é o Estado, que por ser “proprietário” da destinação tem
de dar as condições básicas, como estradas, saúde, legislação e outras formas
de preservar e atender os visitantes. Também fazem parte deste rol as
empresas e entidades particulares que trabalham dando condições de
hospedagem, transporte, alimentação etc...


MARKETING HOTELEIRO






A hotelaria é uma indústria de serviços e como tal, tem características
organizacionais e sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem,
alimentação, segurança, atividade de recreação e lazer e outros serviços
ligados a condição de receber bem.

Mas para que essas características organizacionais dêm resultado, é
necessário planejar nossas ações, com a finalidade de alcançar um objetivo
determinado.
 Esse objetivo em termos de hotelaria seria a busca da qualidade, que
significa uma questão de sobrevivência para o empreendimento. Os erros de
planejamento podem ser corrigidos, mas só no futuro, já que não há como
reparar problemas com hospedagem ocorridos. Única coisa a fazer e pedir
desculpas.

O planejamento no setor hoteleiro pode ser dividido em duas áreas, o
planejamento de marketing, que organiza o produto, sua comercialização,
promoção e comunicação. E a segunda parte conhecido como  planejamento
interno, que começa com os princípios da primeira, mas são destinados a
organizar o funcionamento do hotel e é de responsabilidade da gerência.

Como em outros produtos turísticos o visitante faz parte da produção,
conhecendo ao vivo todas as suas situações e condições. As ações de
planejamento são decisivas para o sucesso e deve levar em conta a parte mais
importante e interessada do processo: o hóspede.
Para o hóspede o produto hotel é intangível, pois na verdade o que ele quer
é descanso, prazer, lazer, diversão. Nele o visitante recarrega suas energias
para aproveitar o dia. Essa estadia pode tornar a viagem inesquecível. Professor Fernando Feijó - Marketing - 2.002



MARKETING DE SERVIÇOS




 A qualidade do serviço no produto turístico é essencial para sua
sobrevivência. O Serviço é uma atividade ou benefício, essencialmente
intangível, em que um oferece e outro recebe, não resultado na posse de
produto algum. Quando alugamos um quarto de hotel ou voamos de avião,
temos o direito de utilizá-los por apenas alguns momentos, que ao término do
serviço, não será mais nosso. O serviço tem quatro características principais
que devemos distinguir:

•  INTANGIBILIDADE: o produto não pode ser utilizado antes da compra.
O vendedor deve passar ao comprador, todos os aspectos que o tornem o
mais tangível possível, reduzindo a ansiedade e incertezas a respeito da
compra, dando segurança de uma boa viagem e uma ótima estadia, pois os
compradores querem indicadores de qualidade de serviços.

•  INSEPARABILIDADE: como os serviços são primeiro vendidos para
depois serem produzidos, sendo consumidos no ato da produção. A
produção acontece simultaneamente com o consumo, tanto produtor, como
consumidor fazem parte da produção, e deles dependerá a qualidade do
produto/serviço. Os erros de produção serão percebidos simultaneamente
pelo cliente, pois ele estará presente no momento da produção do serviço.

•  VARIABILIDADE: a condição da prestação de serviço dependerá de
variações dos prestadores: quem, quando, onde e como. Os serviços são
prestados por pessoas diferentes em situações diferentes, e a cada
momento essa qualidade pode variar. Pode variar também em relação a
sazonalidade, a demanda pode alterar a qualidade.

•  PERECIBILIDADE: o produto turístico é o mais perecível do mundo, já
que não se pode estocar um final de semana, nem um quarto em um hotel.
Em turismo não há uma segunda chance. As ações de marketing hoteleiro
devem prever antecipadamente todos os itens para evitar falhas. Estratégias
para equilibrar a demanda e oferta em relação a sazonalidade, fazem parte
do dia-a-dia do hotel e a criação de pacotes com tarifas diferenciadas em
relação a baixa e alta temporada são exemplos delas.


Comunicação




LEMBRAR que a Comunicação é um dos principais fatores predominantes para um bom desempenho do marketing em qualquer tipo de empresa. 
Podendo ser de pequeno, médio ou grande porte, a empresa deve sempre estar por dentro dos assuntos atuais que são de seu interesse .
"Marketing: Fator essencial para o sucesso!"






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